Artista mineira homenageia os 70 anos da Festa do Peão de Barretos no cartaz oficial da edição 2025

01/08/2025

Obra "Entre a sela e a canção", de Bettina Alves traduz a alma sertaneja inspirada no "Jeromão", Monumento ao Peão, que é ponto turístico no Parque

Natural de Piracema, no interior de Minas Gerais, a artista plástica Bettina Alves foi convidada para assinar o cartaz oficial da 70ª Festa do Peão de Barretos, a obra chama-se "Entre a sela e a canção". Conhecida pelo talento no realismo e pela paixão declarada pelo universo sertanejo, Bettina criou uma obra que homenageia os competidores, a música raiz e os 70 anos de história do maior rodeio da América Latina.

Para celebrar as sete décadas da Festa, Bettina criou um personagem simbólico: o Jeromão. "Desde o início eu queria representar o Jeromão, que é o símbolo do peão de boiadeiro", explica a artista. Na obra, ele aparece de costas, caminhando em direção à arena de Barretos com a sela e um violão – elementos que representam o rodeio e a música sertaneja. O cenário expressa o contraste entre memória e presente, com tons que misturam o realismo da trajetória com a emoção da chegada.

"Quis mostrar a bagagem de 70 anos sendo levada por ele até a arena. Tem um toque de saudade, de lembrança de uma montaria passada, mas também de futuro, de força e continuidade", comenta Bettina.

A obra será exibida durante o evento no Memorial do Peão, ao lado de outros cartazes que fazem parte da história da Festa. A artista entregou pessoalmente o quadro com a pintura a óleo ao presidente de Os Independentes, Jeronimo Luiz Muzeti. "Estamos muito felizes com a obra, que homenageia tão bem os 70 anos de Festa. E agora se torna mais um cartaz que vai para a galeria dos artistas que fizeram história em Barretos ao longo dos anos".

O cartaz do artista é uma tradição do evento que conta em sua galeria com artes assinadas por grandes nomes como Tomie Ohtake, Hans Donner, Oscar Niemeyer, Ziraldo, Romero Brito, Manabu Mabe, entre outros.

A artista de 2025

Com apenas 30 anos, Bettina tem uma trajetória marcada por reconhecimento e emoção. Em 2017, ao postar nas redes sociais um retrato realista de um competidor disputando a PBR (Professional Bull Riders) foi surpreendida com uma homenagem da própria organização do campeonato. Recebeu a Fivela do Fã em Barretos e teve seus desenhos exibidos no telão da arena. Desde então, não parou mais e passou a viver da arte que traduz suas origens e identidade.

A 70ª Festa do Peão de Barretos acontece de 21 a 31 de agosto, e os ingressos estão disponíveis exclusivamente pelo sitebarretos.totalacesso.com. A programação completa pode ser consultada em: www.independentes.com.br/festadopeao/programacao


Phábrica de Ideias - Assessoria de Comunicação e relacionamento com a imprensa