Barretos se consolida como vitrine para novos talentos da música sertaneja

29/08/2025

Jovens artistas como Wesley Mattos e Manu Andreat encontram na Festa do Peão a oportunidade de viralizar e impulsionar suas carreiras.

A Festa do Peão de Barretos é, há décadas, o palco dos grandes nomes da música sertaneja. Além de receber artistas consagrados, o evento se tornou também uma vitrine estratégica para cantores em ascensão que buscam visibilidade e espaço no cenário nacional.
Um exemplo é Wesley Mattos, natural de Olímpia (SP), que viu sua trajetória ganhar força após apostar em uma música adaptada especialmente para a festa: "Brotinho Assanhadinho (Hit do Barretão)".
LINK- https://open.spotify.com/album/76Jcg0uvDS8QcIN7mAeTcr?si=tsJKZQDiR1Kpa0H_ZOrK5g
. "É minha primeira vez em Barretos e também a primeira vez que faço uma música para o evento. A canção chegou até mim por meio de compositores. Adaptamos para a Festa do Peão porque vimos um potencial enorme. E viralizou nas redes sociais. Além de cantor, sou criador de conteúdo, então juntou o útil ao agradável", comenta o artista, que já se prepara para a gravação de seu quarto projeto audiovisual.
Para ajudar na divulgação, Wesley gravou um vídeo com drone dentro da arena da Festa do Peão, que já ultrapassou 1,5 milhão de visualizações. "Divulguei por meio dos meus vídeos de humor e viralizou o registro dentro do Circuito Sertanejo. Contei com a ajuda do meu amigo do Air Drone Barretos, o Erick, e viralizamos", relata o músico, que compartilha o conteúdo em seu perfil no Instagram, @wesleymattosoficial
.
Sonhando em se apresentar no palco principal, Wesley já comemora os resultados. "Nunca vi uma potência como esta. A festa tem uma força enorme para impulsionar os artistas. Todos sonham em cantar aqui. Só com os vídeos que fiz em menos de quatro dias, ganhei mais de 10 mil seguidores. Barretos é a maior vitrine da música sertaneja e, através dela, estou realizando meu sonho. Independente do que acontecer, já colho muitas coisas boas e me sinto realizado. Só tenho a agradecer ao Barretão, que é maravilhoso", diz o cantor, que chegou a circular pelo Parque do Peão com um QR Code da música colado nas costas.
Outro caso é o da jovem Manu Andreat,que saiu de Ponta Grossa (PR) para divulgar sua nova música, "NÓS TEM O DOM", em parceria com o DJ Ari SL, na 70ª edição da Festa do Peão
LINK- https://open.spotify.com/track/0nmXfJPOMbJTwOJmJjkHdS?si=QC19Ud7iQjSMw0o-ZBPz0w
. "Lançamos a faixa em julho já pensando em Barretos, pois o público da festa é o mesmo que quero conquistar para a minha carreira", explica Manu.
Apaixonada por sertanejo desde a infância, Manu lembra que começou a cantar em apresentações escolares e eventos de família, sempre incentivada pelos parentes. "O início tem sido de muito esforço e de saber aproveitar cada oportunidade. Quando não tem, precisamos criar. Mas, como é um sonho muito grande, não vejo como peso, e sim como um processo que me desafia todos os dias", conta a cantora, que já tem um trabalho em parceria com a dupla Brenno & Mateus, intérpretes de "Descer pra BC".
A relação da jovem com Barretos também tem raízes familiares. "Desde criança, ouvia meu tio falar da festa. No ano passado, vi minha mãe e minha irmã brigarem com ele porque deixou o emprego para vir a Barretos. Hoje, entendo o sonho dele. Tanto que usei essa história como inspiração para escrever a música 'Ostentando em Barretos' e vim conhecer pessoalmente o tão sonhado Barretão", relembra.
Nesta edição, Manu fez questão de viver intensamente a experiência: encarou nove horas de viagem, ficou hospedada no camping e organizou uma estratégia de divulgação. "Fizemos banners com o QR Code da música, preparei looks diferentes para cada dia e aproveitamos as 24 horas para andar pelo camping, produzir conteúdos, encontrar famosos e convidar as pessoas a conhecer meu trabalho", afirma. Assim como Wesley, Manu também sonha em um dia cantar no palco da arena.