Com mais de 8 mil pessoas e show de Renato Teixeira, Monte Verde celebra sucesso da abertura do Natal nas Montanhas
Evento foi iniciado com diversas atrações, como o acender das luzes da decoração, que inaugurou oficialmente essa edição; agenda vai até o dia 1º de fevereiro de 2026

Em uma noite histórica e inesquecível para Monte Verde (MG), o Natal nas Montanhas de 2025 foi iniciado no último sábado (15), no portal do distrito de Camanducaia, em grande estilo. A festividade, cuja diversificada agenda cultural gratuita irá até o dia 1º de fevereiro de 2026 e pode ser conferida em seu site oficial, começou com mais de 8 mil pessoas comparecendo à cerimônia de abertura, que contou com um show do cantor Renato Teixeira e uma apresentação da Orquestra Camanducaiense de Viola Caipira. Essas performances ocorreram na Vila de Natal, espaço especialmente criado para essa edição, inaugurado junto com a Vila do Noel e a Casa do Noel Arteris no exato momento em que houve o esperado acender das luzes da belíssima decoração temática, iluminando todo o vilarejo do Sul de Minas.
Esse acendimento foi realizado pelo Papai Noel, que declarou oficialmente aberto o Natal nas Montanhas deste ano. Com o tema "Advento, tempo de esperança", a atração espera receber 300 mil turistas ao longo de todo o período de sua realização, segundo projeção da secretaria de Turismo do município. O evento tem investimento de mais de R$ 3 milhões e é apresentado pela Arteris, viabilizado pela lei federal de Incentivo à Cultura, Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura), além de receber apoio e patrocínio de diversas empresas e de empresários da região. A realização é da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), da Prefeitura de Camanducaia, Acordo de Cooperação Ministério do Turismo, SESC/SENAC, Ministério do Turismo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Prestigiada por ótimo público, a abertura ocorrida no dia do feriado da Proclamação da República também teve outros atrativos além dos shows musicais, como a apresentação teatral da "Companhia Mas Por Quê?", uma queima de fogos de baixo ruído e a entrega simbólica da chave do município ao Papai Noel, realizada pelo prefeito de Camanducaia, Rodrigo Alves de Oliveira. E foi apenas o início de uma diversificada programação cultural, que contará com aproximadamente 60 atrações gratuitas em 22 datas. A próxima delas será neste sábado (22), para quando estão agendadas a Blitz do Noel Arteris, às 14h, o Duende da Vida Arteris, às 16h, e o tradicional desfile do Despertar das Luzes Arteris, às 19h.
O calendário do Natal nas Montanhas continuará já no sábado seguinte, no dia 29, quando Monte Verde celebrará 75 anos de existência de forma especial. Além de voltar a contar com as três atrações da semana anterior, marcadas para começar nos mesmos horários, será palco da entrega da medalha do "Destino que Abraça" a personalidades da comunidade escolhidas para receber a homenagem, às 20h40, e terá o show de Tiago Iorc, às 21h30, finalizando as atividades com mais uma apresentação musical gratuita na Vila de Natal.
"A abertura do Natal nas Montanhas foi incrível e histórica no último sábado, quando o evento reuniu mais de 8 mil pessoas, que desfrutaram de uma série de atrações, como o lindo show do Renato Teixeira, e ainda puderam acompanhar a inauguração da iluminação da festividade. Essa experiência evidenciou a encantadora decoração temática montada para a edição deste ano, que promete ser inesquecível para todos os turistas que vierem a Monte Verde ao longo do período do evento", ressalta Rebecca Wagner, presidente da MOVE.
O Natal nas Montanhas volta a transformar o vilarejo mineiro em um cenário de sonhos, proporcionado por um espetáculo de luzes em tradicionais pontos do distrito. Entre os lugares mais visitados pelos turistas, a Vila do Noel foi novamente montada na sede da MOVE, onde está funcionando a Casa do Papai Noel Arteris, ao lado do portal de entrada de Monte Verde, sendo que vários trechos da sua avenida principal também ganharam adereços temáticos iluminados, como um túnel forrado por lâmpadas e espaços instagramáveis, entre eles um carrossel com personagens do universo mágico da festividade.
A Vila de Natal também conta com um espaço onde o turista encontrará artesanatos e produtos mineiros, organizados pelo projeto "Origem em Minas", do Sebrae Minas. "A Prefeitura de Camanducaia se orgulha em ser uma das realizadoras deste evento grandioso, ao lado de tantos parceiros essenciais, pois essa é uma festividade que fomenta o turismo, gera empregos e renda, além de levar o nome de nossa cidade para todo o Brasil", destacou o prefeito Rodrigo Alves de Oliveira ao comentar a importância da atração natalina para o destino.
Com apresentações gratuitas promovidas pela Arteris, o Natal nas Montanhas tem patrocínios do Grupo Passalaqua, da Fondare Empreendimentos, da Rede Dom Pedro, da RDP Pontua, da Biona, da Melhoramentos Florestal, da RX Construtora, e da Andra Materiais Elétricos, além de contar com diversos apoiadores, como o Sebrae, o Sindicato Patronal Serras Verdes, a Home Fibra, o Conselho Municipal (COMTUR) e a Polícia Militar de Camanducaia. A AZA Soluções é a montadora oficial do evento, que conta também com produção artística das companhias de teatro "Mas Por Quê?" e "Giralua", além de gestão cultural da Pomar. O perfil oficial de divulgação da festividade nas redes sociais é o Visite Monte Verde.
Atendimento à imprensa - MOVE
