Dia Mundial do Compositor: May e Gabi não só interpretam a música, mas escrevem suas próprias canções

Entre as diversas pluralidades de musicalidade, gêneros e ao mesmo tempo, único e distintos, o dia do compositor é celebrado em 15 de janeiro. Reconhece o trabalho de quem transforma sentimentos, histórias, sensações em composições eternas e letras que mexem com a vida e o coração na vida das pessoas.
A dupla sertaneja May e Gabi traz na sua identidade como artistas inúmeras composições autorais. Desde o início da carreira, as cantoras já demonstravam em suas primeiras apresentações, o protagonismo em escrever as próprias canções, que passam por romance, vivências e empoderamento que retrata elas próprias e tantas outras pessoas vivem, além de interpretar outras músicas de artistas consagrados no universo do sertanejo que conquistam o público no repertório do show.
Nos últimos anos, tem crescido muito o consumo de músicas nas plataformas de áudio. O levantamento da Pro-Música reune dados que mostram que o sertanejo é o gênero mais ouvido no Brasil, liderando por anos os rankings nas rádios e no streaming. Logo em seguida se destacam o pagode, funk e pop. Isso mostra a importância dos compositores retratam as vivências da sociedade, uma vez que eles conseguem traduzir tudo isso através da música. Não só melodia e letra têm grande impacto no público, mas também a força das histórias contadas.
Gêneros músicas e versatilidade
Explorar a diversidade de gêneros distintos, é umas das formas que o artista mostrar também suas influências e acessar gosto do público que consome um gênero diferente, como por exemplo, cantores sertanejos que misturam pop com sertanejo e acabam ganhando a simpatia de apreciadores de pop, através do resultado do gênero misto "popnejo". Essa iniciativa contribui positivamente para o compositor, que passa a ter uma gama de atuação maior, podendo acessar artistas de vários gêneros musicais. A dupla May e Gabi, mesmo sendo uma dupla sertaneja, explora bastante outros estilos, como por exemplo na música "De Volta Pra Casa" que passeia pelo folk e "Mesmo Assim Vão" que traz elementos do rock.
Da mesma forma, canções antigas de outras décadas, que são regravadas outros artistas em uma nova roupagem, com arranjos diferentes, acaba por ganhar novos ouvintes, reforçando ainda mais a importância do trabalho do compositor, que consegue atravessar barreiras e rótulos musicais através das gerações.
Assessoria de Imprensa
Flora Alves Assessoria
