Entrevista com o produtor Renato Morais
Produtor executivo, geral e técnico da dupla Henrique e Juliano nos contou um pouco sobre sua trajetória e sobre sua atuação na área
Renato Morais é produtor da dupla Henrique e Juliano desde 2012. O mesmo é formado em Administração de Empresas e em sua carreira, contempla 8 turnês internacionais, percorrendo 7 países, sendo duas turnês com João neto e Frederico e seis turnês com Henrique e Juliano.
Renato possuí ampla experiência no mercado de entretenimento o que lhe proporcionou conhecimento em todas as etapas da produção de um evento.
Confiram abaixo a entrevista que ele concedeu para o nosso site.
Glauber Nathan (Sertanejo Hits RMC): Primeiramente gostaria de agradecer por estar concedendo esta entrevista ao nosso site e a primeira pergunta que lhe faço é: Como iniciou a carreira na música e o que te fez entrar no mundo da produção. Quanto tempo está nessa área?
Renato Morais: Estou a quase 20 anos atuando no mercado de entretenimento, o que me proporcionou expertise e know how em todas as etapas que contemplam a produção de um evento.
Iniciei minha carreira no show business em uma produtora de eventos tendo participado de shows internacionais (Scorpions, Gloria Gaynor, Billy Paul, Megadeth) todos artistas nacionais do pop e rock, atuando em todas áreas de produção: portaria, camarim, financeiro, divulgação, contratação de fornecedores e produção de palco.
Glauber Nathan (Sertanejo Hits RMC): Gostaria de saber qual e como foi o seu primeiro trabalho como produtor? Com quais artistas já trabalhou?
Renato Morais: O meu primeiro trabalho foi o citado na pergunta anterior, porém a "mudança de lado" aconteceu a partir do convite para integrar a produção da gravação do DVD da dupla João Neto e Frederico em 2008 em São José do Rio Preto/SP. Em 2010 passei a integrar a Workshow fazendo a pré-produção da dupla. Em 2011 assumi a função de produtor geral da dupla.
E em 2012 me tornei responsável pelos eventos produzidos pela Workshow, porém, em março de 2012 a dupla Henrique e Juliano passou a fazer parte do casting da produtora e assumi a produção geral da dupla, e estou a frente da equipe desde então, tendo realizado mais de 1500 shows.
Glauber Nathan (Sertanejo Hits RMC): Quais são suas inspirações no meio e como definiria seu estilo musical?
Renato Morais: Me inspiro muito no pop rock, eles tem uma dinâmica muito interessante na forma de trabalhar, nos profissionais.
Glauber Nathan (Sertanejo Hits RMC): Acha que o papel dos produtores está ganhando uma maior importância no dias de hoje?
Renato Morais: Acredito que os produtores sempre tiveram grande importância no mercado, hoje temos profissionais mais preparados e consequentemente melhores resultados apresentados.
Como você vê o mercado da produção hoje, e quais os pontos de melhoria na sua opinião? Quais as dificuldades em ser um produtor nos dias atuais?
Renato Morais: Vejo profissionais cada vez mais empenhados em se qualificar. Estamos deixando de ter os apadrinhados, os amigos e familiares que antes ocupavam essa importante função dentro de uma banda, pessoas na maioria das vezes pouco qualificadas para o cargo.
Glauber Nathan (Sertanejo Hits RMC): Hoje o digital é consumido frenéticamente, qual o segredo para se destacar nisso?
Renato Morais: Esse nicho dentro da música é um caminho sem volta, acredito que tomou grande parcela do rádio e se tornou mais dinâmico. Com tudo isso a "vida" de uma música reduziu drasticamente, anos atrás um artista trabalhava de 4 a 5 músicas no ano, atualmente esse número é o dobro.
Glauber Nathan (Sertanejo Hits RMC): Em tempos de pandemia: Acha possível fazer um trabalho profissional dentro de um Home Studio?
Renato Morais: Apesar de ser produtor geral, executivo e técnico, a produção musical fica a cargo de outra pessoa, acredito sim que é possível o home studio, aliás esse formato já estava sendo explorado nos últimos anos. Grandes estúdios estão em queda. Atualmente um músico grava seu instrumento em sua casa, no seu home studio e encaminha eletronicamente a trilha ao produtor musical em qualquer parte do mundo graças a tecnologia.
Glauber Nathan (Sertanejo Hits RMC): Qual entre os seus trabalhos (shows/eventos) você considera o mais importante?
Renato Morais: Tocar na arena de Barretos, como a principal atração da festa já no segundo ano foi muito marcante. A tour no USA também foi bem importante pra mim.
Glauber Nathan (Sertanejo Hits RMC): Tem alguém (algum artista em especial) que queira produzir um dia?
Renato Morais: Sou bem realizado por tudo que alcancei com o Henrique e Juliano, mas com certeza todo profissional tem desejo de trabalhar num artista que admira, por ética prefiro não citar.
Glauber Nathan (Sertanejo Hits RMC): Tem algum momento engraçado/curioso que rolou durante alguma gravação/produção ou em show, que pudesse nos contar?
Renato Morais: Em um show, não lembro qual cidade, uma fã fez um cartaz: "HENRIQUE ME CHAMA DE RENATO E ME LEVA NO CAMARIM". Achei muito criativa ... risos ... Não lembro se funcionou.
Glauber Nathan (Sertanejo Hits RMC): A originalidade hoje é desafiadora na música, como você define o sucesso?
Renato Morais: Acredito que todo artista deve buscar aquilo que se sente bem cantando, a busca simples pelo sucesso é o primeiro passo para o fracasso.
Glauber Nathan (Sertanejo Hits RMC): Como se dá o início de trabalho com uma banda/artista? Eles te procuram normalmente ou você vai atrás deles para produzi-los?
Renato Morais: Respondo muito essa pergunta. Várias pessoas querem trabalhar com um artista/banda, porém não existe um passo a passo. Considero o bom relacionamento com pessoas do meio o mais importante, quase todos profissionais são contratados através de indicações. Seja um profissional com bom relacionamento, sério e ético, já é um bom começo.
No meu caso, eu fui procurado. Acho que procurar algum artista/ banda, caso ela tenha um produtor, é falta de respeito e antiético.
Glauber Nathan (Sertanejo Hits RMC): Até que ponto você defende seu ponto de vista em determinada produção e até que ponto a vontade do artista é acatada na realização do trabalho?
Renato Morais: Todo produtor precisa ter embasamento nas suas decisões, nem sempre os desejos e vontades do artista é a melhor solução, mas para que a sua decisão prevaleça o produtor deve estar munido de argumentos que demonstre que sua decisão é a melhor.
Glauber Nathan (Sertanejo Hits RMC): Pra finalizar gostaria de agradecer mais uma vez pela participação nesta entrevista, e fique a vontade para deixar seus contatos e redes sociais
Renato Morais: Estou na rede social instagram como @renatomoraiis, e agradeço a você pela entrevista, um abraço a todos os leitores e até a próxima.
EM TEMPO: Renato estará na EXPONEJA, que ocorre nos dias 6 e 7 de Outubro no Centro de Convenções de Goiânia, e irá palestrar sobre o tema Pré-Produção e Produção de Estrada.
Para saber um pouco mais sobre o trabalho de Renato Morais, sigam-o nas redes sociais:
Instagram: @renatomoraiis