Globo Repórter: Festa do Peão de Barretos celebra 70 anos e ganha edição especial produzida pela EPTV

14/08/2025

Com reportagem especial no Globo Repórter e série de cinco episódios no EPTV 1, a emissora afiliada a Globo em Ribeirão Preto comemora a data com a maior cobertura já realizada na história do principal rodeio da América Latina

Globo Repórter exibe "O Universo Boiadeiro", especial em celebração aos 70 anos da Festa do Peão de Barretos, produzido pela EPTV, afiliada Globo - Crédito: Divulgação

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, o maior rodeio da América Latina, celebra 70 anos de história, e acontece de 21 a 31 de agosto, na cidade de Barretos (SP), a 425 km de distância da capital de SP. Para marcar a data, a EPTV, afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo e Sul de Minas, realiza a sua maior cobertura jornalística sobre o evento, que chega ao público em diferentes formatos. Nesta sexta-feira, dia 15/08, o Globo Repórter apresenta "O Universo Boiadeiro", um especial de três blocos com alcance nacional, confira o vídeo aqui. A partir do dia 18/08, o Jornal da EPTV 1ª edição exibe a série de cinco reportagens "O Novo Sertanejo Faz 70 Anos".

Sérgio Trindade, gerente de Jornalismo da EPTV Ribeirão, explica que a cobertura jornalística dos veículos do Grupo EP será multiplataforma e é a maior já realizada sobre a festa, com a participação no Globo Repórter, página especial no portal g1, rádio CBN Ribeirão, portal acidade on, além da cobertura de bastidores nas redes sociais, envolvendo uma equipe de mais de 25 jornalistas que se mudam para a cidade durante o mês de agosto. Além disso, no dia 21/08, data de abertura da festa, o Jornal da EPTV 2ª edição será transmitido ao vivo diretamente de Barretos, mostrando o que o público poderá encontrar orientações de acesso e toda a atmosfera do primeiro dia do evento. "A EPTV tem 40 anos e a Festa do Peão de Barretos completa 70. Nós acompanhamos o crescimento da festa há mais de três décadas. Podemos dizer que praticamente nascemos cobrindo Barretos. Há mais de 30 anos nos tornamos presença certa por lá. Hoje, temos redação e camarote no evento, além de uma presença marcante na cobertura."

Dirceu Martins, repórter da EPTV Ribeirão, explica que a festa de peão vai muito além de ser apenas um evento sertanejo. "Barretos é sinônimo de rodeio e espetáculo, uma festa grandiosa e profissional que atrai atletas e artistas do Brasil todo. Acredito que reportagens como a do Globo Repórter e a série da EPTV devem mostrar como a festa é a locomotiva que impulsionou o sertanejo, levando cultura e economia do interior para o país".

Sérgio Trindade também destaca que a produção especial para o Globo Repórter faz um resgate histórico da cultura e tradição do sertanejo do interior de São Paulo. "No Globo Repórter, mostraremos a evolução do rodeio no Brasil nos últimos 70 anos e a Festa do Peão de Barretos é a razão principal de o programa ir ao ar." O antigo peão de rodeio hoje é um atleta profissional. Os competidores treinam com foco, técnica e preparação psicológica, refletindo a seriedade do esporte.

Além da arena, o evento tem um enorme impacto para a cidade. Barretos se consolidou como um destino turístico, atraindo anualmente um grande número de pessoas. Em 2024, a festa recebeu cerca de 900 mil visitantes, de acordo com Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Reportagens sobre o novo sertanejo

A oportunidade para a produção das reportagens surgiu no ano passado, quando, em comemoração ao aniversário da EPTV, o jornalismo da emissora decidiu produzir uma série de reportagens sobre pioneirismo e Barretos é pioneira na festa do peão. Posteriormente, a equipe de jornalismo da EPTV Ribeirão pensou em criar um Globo Repórter sobre o mesmo tema, partindo do ponto central: o que mudou nesses 70 anos.

A série de reportagens "O Novo Sertanejo Faz 70 Anos" destaca a importância da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos na história sertaneja no Brasil - Crédito: Divulgação

Já sobre a série de 5 reportagens especiais que irão ao ar no EPTV 1, Dirceu Martins conta sobre as complexidades da produção. "Os dois maiores desafios do projeto foram mostrar a importância da cultura do interior para o Brasil e destacar a participação feminina nas festas de peão. Em relação às mulheres, descobrimos que elas não só participam, mas também são protagonistas em muitas áreas. Muita gente vai aos rodeios para ver o trabalho e as competições delas, como a madrinheira Ana Cláudia, que salva os peões, e a campeã Fernanda Cavalheiro, especialista na prova de três tambores".

A série também destaca as semelhanças entre a Festa do Peão de Barretos e o Rodeio de Calgary Stampede, no Canadá, considerado o mais antigo e maior do mundo. A equipe de produção da série viajou até lá para mostrar as diferenças e similaridades entre os dois eventos. A reportagem revela como o rodeio canadense, com seus mais de 100 anos de história, influenciou a transformação e o desenvolvimento do evento em Barretos.

Créditos

Repórteres

DIRCEU MARTINS

PAULO GONÇALVES

Imagens

MARCELO MORAES

PEDRO SANTANA

RICARDO CUSTÓDIO

Áudio

SAMUEL DIAS

Auxiliar técnico

MARCELO NETTO

Arte

GUILHERME MEDEIROS

Produção

MARÍLIA VALENTE

Edição

MARÍLIA VALENTE

PEDRO ESTEVES SERAFIM

Direção

SÉRGIO TRINDADE

Sobre o Grupo EP

O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 45 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.

As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.

O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2020 / IPC Maps 2020).

Assessoria de Imprensa

Agência ERA®