Mais que um projeto, a história!
Com uma constelação e ingressos esgotados, Matogrosso & Mathias selam legado com 'Pedaço de Minha Vida'

"Isso aqui é história!
Matogrosso foi o único que conseguiu
reunir os integrantes do 'Amigos'
em um audiovisual"
(Luciano)
Eles esgotaram os ingressos da Vibra São Paulo poucos dias após o anúncio de "Pedaço de Minha Vida", álbum histórico, que nasceu em comemoração aos 50 anos de uma marca que atravessa gerações e supera todas as expectativas. Ao longo dos anos, Matogrosso & Mathias colecionam canções emblemáticas, sertanejas, apaixonadas, atemporais e que são responsáveis por 16 Certificações de Ouro, cinco de Platina e 1 Platina Duplo. Um repertório respeitoso, repleto de obras memoráveis em 29 registros fonográficos.
Na noite do dia 6 de agosto, eles subiram ao palco para protagonizar um feito singular na música brasileira na gravação de 28 faixas. O 30º projeto nunca foi apenas um álbum, mas um recorte excepcional no tempo e na história, a consagração de um legado glorioso e inspirador.
Para celebrar os 50 anos de Matogrosso & Mathias, "Pedaço de Minha Vida" recebeu a elite do sertanejo: Zezé di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó, Leonardo, Edson & Hudson e Daniel. "Isso aqui é história! Matogrosso foi o único que conseguiu reunir os integrantes do 'Amigos' em um audiovisual", falou Luciano. E ele tem razão!
Coube a César Menotti & Fabiano, artistas que ocupam uma importância valiosa nos corações de João Batista Bernardo (Matogrosso) e Rafael Belchior (Mathias) a grande surpresa da noite. A dupla não havia sido anunciada junto aos demais artistas para os duetos, mas sempre fez parte de "Pedaço de Minha Vida", sendo guardados a sete chaves para oferecer aos anfitriões e ao público um momento emocionante. Além do musical, os irmãos prestaram uma homenagem, entregando a Matogrosso um microfone de ouro pelo legado inestimável.
"Você sabe o que representa pra gente e pra música! "Você, além de ser eterno, é raro. Poucas pessoas têm esse dom que você tem, você é raro como o ouro! Nós já tivemos vários momentos importantes na nossa carreira, mas esse é de verdade o momento mais importante que tivemos até agora", disse César Menotti profundamente emocionado.
"Estou até emocionado. Meu coração está transbordando de alegria. Tantas vezes ouvindo Matogrosso & Mathias, andando por esse mundo, andando pelos garimpos. Uma honra cantar com vocês, poder chamar o meu ídolo de amigo", completou Fabiano.
Antes mesmo de iniciar a gravação, Paloma Bernardo, filha do cantor Matogrosso e responsável pela gestão de carreira da dupla, subiu ao palco para dar as boas-vindas. Emocionada, externou seu amor e a total admiração pela história construída em cinco décadas dedicadas à indústria fonográfica, poucas vezes vista com tamanho profissionalismo e paixão pela música.
"Dono de um timbre inconfundível, uma voz inabalável, única, eterna. Um homem que me ensinou a amar a música, a viver com coragem. Me ensinou a cantar mesmo nos dias mais difíceis. E me ensinou que cantar não é apenas afinar a voz, é afinar o coração. E hoje, para que o Brasil reverencie essa história de luta, coragem e amor pela música sertaneja, é com muito orgulho e emoção que apresento a vocês um 'pedaço da minha vida', um pedaço das nossas vidas, Matogrosso & Mathias".
Fernando Catatau (Unic Film Produções), que também assina a direção de vídeo, ousou ao idealizar o cenário majestoso ao lado de Paloma Bernardo – diretora executiva. O tempo, precioso, foi representado por elementos, como os relógios e pelas curvas da vida, remetendo ao ciclo contínuo da existência e transformação. As luzes, sempre um show à parte, saíram do teto ao serem incorporadas ao espaço, que também explorou o dourado – uma referência às bodas incontestáveis dos 50 anos de sucesso.
Vencendo o próprio tempo, Matogrosso emergiu do alto. Depois, desceu para encontrar Mathias e juntos viverem momentos inesquecíveis que teve início com o clássico "O Matuto". Lançado em 1976, no LP de estreia da dupla, "O Matuto" traz Matogrosso como compositor e faz um resgate da própria jornada que começou muito antes, no Café dos Artistas, reduto artístico de quem já fazia sucesso e de quem sonhava em conquistá-lo.
A seleção de "Pedaço de Minha Vida" viaja pelas cinco décadas e traz canções que marcaram gerações, com destaque para "Amor Sem Fim", "De Igual Pra Igual", "Foi Pensando em Você", "Espinhos da Vida", "Falso Juramento", "Na Hora do Adeus", "Perdoa", "24 Horas de Amor", "Selva de Pedra", "Pele de Maçã", "Frente a Frente", "Porque", "Idas e Voltas", "Mariposa", "Pedaço de Minha Vida" e "Tentei te Esquecer".
O que o público assistiu na noite do dia 6 foi um espetáculo musical que preservou a originalidade dos arranjos e das melodias, mas que também apresentou toques de modernidade em algumas delas. Para isso, foi necessária uma banda grandiosa, com 22 músicos no palco, dirigidos por Marco Gatto.
Muito mais do que um projeto musical, "Pedaço de Minha Vida" nasceu como um tributo à trajetória e à essência dessa dupla inigualável. Um álbum à altura da sua grandeza: inesquecível, merecido e, mais uma vez, destinado a marcar época.