No Dia do Sertanejo, a Deezer destaca a força de um dos gêneros mais ouvidos do país
Criada para homenagear os violeiros do sertão, a data é celebrada em 3 de maio e a plataforma apresenta uma curadoria especial de playlists

O Dia do Sertanejo, comemorado em 3 de maio, nasceu na década de 1960 como uma homenagem aos violeiros do sertão. A data surgiu a partir de encontros religiosos em Aparecida (SP), reunindo músicos que encontravam na música sertaneja um modo de expressar fé, rotina e identidade. O que começou com violas e canções devocionais se transformou ao longo do tempo, abrindo caminho para diferentes fases e vertentes do sertanejo, do modão tradicional até os sons mais pop das duplas e artistas atuais.
Além de tradição, o gênero passou a ocupar novos territórios e ampliou seu alcance para além das zonas rurais e cidades do interior. Hoje, o sertanejo é parte da cultura musical em todos os estados, atravessando fronteiras e conectando públicos distintos.
Na Deezer, essa presença se traduz em números: entre janeiro e abril de 2025, a playlist original Top 50 Sertanejo foi a mais ouvida da plataforma. Além disso, os dados do My Deezer Year de 2024 – levantamento anual dos maiores sucessos da plataforma – revelaram que o sertanejo foi o gênero mais popular do ano, com sete dos 10 artistas brasileiros mais escutados pertencentes à cena sertaneja.
Para marcar a data, a Deezer destaca playlists originais que representam diferentes nuances do sertanejo. As playlists Top 50 Sertanejo e Vem pro Sertanejo reúnem as faixas mais ouvidas do momento, Essenciais do Sertanejo apresenta clássicos e destaques de diferentes épocas, Sertanejo Apaixonado, dá espaço às letras românticas que estão fazendo sucesso, e Mulherada Sertaneja evidencia a presença e a relevância das vozes femininas na cena atual.
Escute essas playlists e muito mais no canal oficial de Sertanejo da Deezer!