Nova série do GloboPlay mostra o impacto das festas juninas/julinas na economia e na cultura brasileira, a partir dos shows que fazem da agenda nordestina um sucesso nacional

Idealizada pelo empresário Netinho Lins, "São Julhão' seguiu os passos de grandes nomes do showbiz nacional por cinco estados e ouviu o público que lota as celebrações do período: estreia dia 10 de agosto
Idealizada pelo empresário Netinho Lins (Ceo do Grupo Dubem), a série "São Julhão - "O Nordeste em festa"chegará ao Globoplay no dia 10 de agosto, somando sete episódios. Quanto valem, afinal, os shows que, ano após ano, ampliam e projetam vozes a partir das famosas festas juninas e julinas do Nordeste, com reflexo diretamente percebido na economia local? A produção vai mapear o impacto de um calendário de eventos que ganhou status de megaprodução na última década, com resultados evidentes na economia e na cultura local, levando a região ao foco nacional e até internacional.
Com participação de Luan Santana, Xand avião, Elba Ramalho, Wesley Safadão, João Gomes, Henry Freitas, Dorgival Dantas, Luan estilizado, Simone Mendes, Flávio José, Pablo, Zezo Potiguar, Raí Saia Rodada e tantos outros nomes da música, "São Julhão" passeia pela força de todos nos palcos. Ali estão estrelas cujos hits são cantados por corais gigantescos de uma multidão em pleno movimento, que se embrenha em algumas das festas mais populares do país.
Com produção do grupo DuBem, a cena começa pela grandiosidade de Campina Grande (PB) e se estende aos festejos do período em Natal e Mossoró (RN), Petrolina (PE), Maceió (AL), Crato (CE), Caruaru (PE), Maracanau (CE), Caicó - (RN), Patos (PB), Garanhuns (PE), Souza (PB) e até chegar a Exú (PE), terra do Rei do Baião Luiz Gonzaga, totalizando cidades de cinco estados ao som de tanta festividade em torno do orgulho de ser nordestino.
A série mira seu olhar para uma seleta lista de artistas, todos com lugar cativo nos palcos juninos/julinos, incluindo aqueles que, como Bell Marques, levam baianidade ao percurso caipira por meio de seus trios elétricos – só não vai atrás deles quem já morreu.
A proposta da nova produção é retratar todos os elementos que movimentam a economia acelerada pelos eventos da temporada, incluindo as indústrias da música, do turismo, da gastronomia, da cultura nordestina e do setor de serviços, sob o motor das tradicionais quadrilhas e quermesses.
Segundo Netinho Lins, idealizador da série, "São Julhão" é um presente de Deus, que veio assim como uma luva. É um documentário em parceria com a Globoplay, com sete episódios entre 45 e 50 minutos. "Quando apresentei o projeto para a turma da Globo, eles ficaram encantados. Vamos mostrar o São João de uma forma inédita para todo o país, pois muitas pessoas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte ainda não conhecem de fato o que é o São João do Nordeste. Decidimos eternizar e juntar os artistas que têm a essência do Nordeste, mostrando a pluralidade desse evento, com sua mistura de ritmos, grandes estruturas, palcos e camarotes, além das quadrilhas juninas, folclore, cultura, comidas típicas, tradições, o lado profano e a fé do povo nordestino, tudo com muito carinho", completa.
Conheça NETINHO LINS, o idealizador
Por trás do São João do Nordeste e do Festival de Parintins, na Amazônia, e das ativações grandiosas de marcas como PicPay, Esportes da Sorte e Brahma nos maiores eventos culturais do país, está um nome que vem ganhando destaque nos bastidores do entretenimento nacional: Netinho Lins.
Empresário visionário, comunicador nato e CEO do Grupo DuBem, Netinho se consolidou como uma ponte estratégica entre o Brasil profundo e as maiores marcas e plataformas de mídia do país.
Aos 36 anos, ele acumula duas décadas de trajetória no setor do entretenimento. Nascido na Paraíba, começou a trabalhar ainda adolescente, passou pela faculdade de Direito, viveu a música como cantor de forró e encontrou nos bastidores o seu verdadeiro palco, ao exibir talento para conectar sonhos, cultura e oportunidades com estratégia e coração.
Hoje, com o Grupo DuBem, comanda um ecossistema de multientretenimento que desenvolve projetos de impacto, experiências de marca, ativações culturais e produções audiovisuais. Sua atuação já levou grandes patrocinadores aos festejos juninos de Campina Grande, Caruaru, Natal, Mossoró, Maceió, Patos (PB) e Petrolina, além de estrear com força no Norte do país, no Festival de Parintins.
Dono de visão simples, mas sábia e poderosa, Netinho quer levar o que o Brasil tem de mais bonito ao maior número de pessoas possível.