Recorde mundial no Ranch Sorting marca classificatória da 70ª Festa do Peão de Barretos
Dupla bate marca histórica de 18.289 segundos e estabelece novo recorde mundial da modalidade logo no primeiro dia de classificatórias

A emoção tomou conta da arena na Hípica do Parque do Peão, nesta quinta-feira (21/08), quando a dupla formada por Marcos Medeiros, de Avaré (SP), e Marcelo Barbosa, de Ji-Paraná (RO), cravou o tempo de 18.289 segundos e estabeleceu um novo recorde mundial do Ranch Sorting logo no primeiro dia de classificatórias da 70ª Festa do Peão de Barretos.
O feito supera a marca anterior, também registrada em Barretos em 2023, consolidando a cidade como palco histórico da modalidade.
O competidor Marcos Medeiros destacou a surpresa pelo resultado. "A gente nunca imagina bater um recorde. O que queremos sempre é dar o nosso melhor. Conheci o Marcelo em uma prova no Mato Grosso, ele me chamou para correr com ele aqui no Amador e acabou dando certo. A emoção é enorme."
Marcelo Barbosa dedicou a conquista à família e à fé. "Quero agradecer a Deus, ao meu parceiro e à minha família, especialmente minha filha que está aqui comigo. Começamos a correr Ranch Sorting em 2019, em Rondônia, e nunca imaginamos alcançar um recorde mundial. Mas trabalhamos firme, sem falhas, e Deus iluminou para que tudo desse certo."
Como funciona a prova
O Ranch Sorting exige técnica, velocidade e sintonia entre os competidores. A arena é dividida em duas partes, formando o número oito. De um lado, fica a boiada numerada de 0 a 9. Os peões precisam conduzir os animais, na sequência correta, para o outro lado da pista. Ganha quem conseguir passar os 10 bois no menor tempo possível, sem erros. As melhores duplas das classificatórias competem a noite no Estádio de Rodeios.
Segundo Barbosa, competir em Barretos aumenta o nível de dificuldade. "Aqui a prova é muito apertada, a boiada é muito boa e não é fácil tocar. Mas só de estar neste lugar já é mágico. Barretos é realmente a terra das emoções."