Resultados das competições da noite de 21 de agosto da 70ª Festa do Peão de Barretos
Campeão antecipado da PBR Brazil vence primeiro round da etapa Barretos

A grande final nacional do rodeio da PBR Brazil está acontecendo na 70ª Festa do Peão de Barretos, que sedia a última etapa da competição até domingo (24). Na noite de quinta, 21 de agosto, 20 competidores desafiaram os touros mais renomados do país, no 1º round de montarias.
Após todas as exibições, a melhor nota foi obtida na última montaria e veio pelo campeão nacional antecipado da PBR Brazil de 2025, o sul-matogrossense Gustavo Luiz da Silva, de 19 anos, da cidade de Inocência-MS. Ele conquistou a maior nota da noite, somando 90 pontos, ao montar o touro Divórcio, que recebeu nota 43,75 da Companhia Califórnia.
"Eu estou muito emocionado. Venho montando bem e me dediquei para isso. Essa montaria vai para o meu pai Ricardo Curió", afirmou o jovem competidor.
O campeão da temporada participou de 15 etapas da PBR Brazil, onde ficou entre os oito melhores no rodeio realizado em oito cidades, vencendo três etapas. O jovem é campeão da CNAR (Confederação Nacional do Rodeio) e embarca para o Estados Unidos na próxima terça-feira, 26, onde irá disputar o rodeio da PBR Mundial de times.
Confira os cinco melhores da noite na 70ª Festa do Peão de Barretos
1º Gustavo Luiz da Silva – 90 pontos
2º Riquelmi Santos – 88,5 pontos
3º Cleber Henrique Marques – 88 pontos
4º Álvaro da Cunha – 85,5 pontos
5º Weslei Mendes – 85 pontos
Ranch Sorting: duplas de Minas Gerais e Bahia garantem vaga na final
As competições esportivas da 70ª Festa do Peão de Barretos foram abertas na Arena do Parque do Peão, na noite de 21 de agosto, com as disputas da prova do Ranch Sorting. A modalidade reúne 330 duplas que estão participando das eliminatórias, em que as 20 melhores nas categorias Aberta e Amador garantiram vaga para a grande final.
A prova do Ranch Sorting é uma modalidade praticada em duplas, em que os cavaleiros devem apartar e conduzir um grupo de 10 bois numerados de um curral para outro, um de cada vez e na ordem correta, em menor tempo possível.
Na Categoria Aberta, o destaque ficou para a dupla mineira João Paulo Caixeta (Patos de Minas-MG) e Paulo Henrique da Silva Mesquita (Bom Despacho-MG). Eles foram os vencedores da noite com o tempo de 28.044 e na somatória geral 52.258.
Já pela Categoria Amador, os vencedores da noite foram os baianos Pedro Gesteira Lima Marques (Salvador-BA) e Nivaldo dos Santos Viana (Vitória da Conquista-BA). Eles entraram na disputa da noite em 10º lugar na classificação e garantiram a melhor nota, sendo 28.068. Na somatória, a dupla está na segunda posição, atrás da dupla Eros Furlan de Matteo e Yasmim Furlan de Matteo, de Rio Claro-SP.
Team Penning: trios de Minas Gerais garantem vagas na final
Competição muito tradicional na arena do Parque do Peão, a modalidade Team Penning também movimentou a 70ª Festa do Peão de Barretos, na noite de 21 de agosto.
Os melhores da noite garantiram vaga direta para a disputa final. O destaque ficou para dois trios formados por competidores mineiros. Eles são os vencedores da Soma 11 e Soma 6.
Abrindo as provas, a Soma 11 foi concluída com a apartação dos animais em menor tempo pelo trio formado por Gyordanna Medeiros, Alceu Melo Carneiro e Túlio Goulart Soares, das cidades de Passos-MG, Pratápolis-MG e Carneirinho-MG. Eles concluíram a prova com 21.365, terminando na liderança com 47.982 pontos na soma geral.
Na Soma 6, o destaque foi o trio Otávio Augusto Porto Ferreira, Gustavo Andrade de Oliveira e Douglas Meira da Silva, com o tempo de 22.508. Os competidores são de Nova Ponte-MG, Campina Verde-MG e Inhaúma-MG.
Team Roping: após 20 anos, modalidade volta a acontecer na Festa do Peão de Barretos
A noite de 21 de agosto também marcou a volta da competição Team Roping, depois de 20 anos na Festa do Peão de Barretos. A modalidade também é chamada popularmente de laço em dupla, dentro das competições do rodeio cronometrado.
A dupla que obteve o melhor resultado foi formada pelos paulistas Rodrigo Teodoro de Lima (de Ourinhos-SP) e Diego Raimundo Baroni (Jaboticabal-SP). Os competidores concluíram a laçada com o tempo de 4.81 e foram os vencedores da primeira noite.