Abertura do Rodeio Internacional une tradição, fé e música na Festa do Peão de Barretos
Programação nesta quinta-feira (27) terá a cantora Paula Fernandes, catira, viola caipira, homenagens e participação de crianças atendidas pelo Hospital de Amor

Abertura do Rodeio Internacional terá tradição, fé e música na arena da Festa do Peão de Barretos (André Monteiro)
Tradição caipira, fé e emoção marcam a abertura do Barretos International Rodeo nesta quinta-feira (27), na 71ª Festa do Peão de Barretos. A programação terá a participação da cantora Paula Fernandes e reunirá cerca de 320 pessoas entre profissionais da produção, músicos, voluntários, competidores e equipes que atuam na arena.
A cultura sertaneja estará representada por um grupo de catireiros de Mato Grosso. A apresentação levará à arena a dança marcada por palmas, sapateado e viola. Na sequência, 40 voluntários da JOCUM (Jovens Com Uma Missão) entrarão com uma bandeira de 15 metros. A Rainha da Festa, Alessa Esper, e a Princesa, Samyra Gonçalves, também participarão do cortejo em uma biga, antes da apresentação dos competidores.
"A abertura representa elementos que fazem parte da história de Barretos e do rodeio. A proposta é reunir a cultura caipira, a fé, os competidores e histórias que têm relação com a Festa. São centenas de pessoas envolvidas para que cada momento aconteça dentro da arena", afirma Marcelo Murta, produtor e responsável pela abertura.
Crianças entram na arena com competidores
Um dos momentos da programação terá a participação de crianças acolhidas na Casa do Vovô Antônio, que estão em tratamento contra o câncer no Hospital de Amor. Todas receberam liberação médica para entrar na arena ao lado de familiares.
As crianças acompanharão os competidores do Rodeio Internacional. Serão apresentados 15 atletas do cutiano e 35 de montarias em touros, além de juízes, madrinheiros e salva-vidas.
"Para essas crianças, entrar na arena ao lado dos competidores representa um momento diferente dentro da rotina de tratamento. A gente acompanha muitas delas e sabe o significado que uma experiência como essa pode ter. É um dia para elas estarem com suas famílias, conhecerem a arena e viverem esse momento", afirma Rogério Neves, o "Bombeiro Alegria", veterano do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e voluntário em ações com crianças em tratamento no Hospital de Amor.
Homenagem, viola e fé
A programação também prestará homenagem a Monty Roberts, conhecido como "encantador de cavalos", falecido em julho deste ano. Reconhecido pelo método "Doma Gentil", o americano participou da Festa do Peão de Barretos em 2023.
Outro homenageado será Pedro Henrique Biondo Matias, o Berranteiro das Américas, que retornou ao Parque do Peão no último sábado (22), três anos após deixar Barretos para percorrer países das Américas. A chegada à arena marcou o encerramento da expedição, realizada ao lado do border collie Bastião.
O Hino Nacional será interpretado pela cantora Aline Marques e pelo menino violeiro Mateus Lousano. A dupla apresentará um arranjo na viola caipira preparado para a abertura.
Paula Fernandes também participará da programação. A cantora entrará na arena montada em um cavalo branco e levará a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Na sequência, interpretará "Ave Maria" antes do início das provas.
Rodeio Internacional reúne competidores de diferentes países
Após a abertura, começam as disputas da 33ª edição do Barretos International Rodeo, que segue até domingo (30). A competição reunirá brasileiros, norte-americanos, mexicanos e convidados de outros países na arena do Parque do Peão. As provas também serão classificatórias para o The American Rodeo 2027, realizado nos Estados Unidos.
Entre os nomes confirmados para Barretos estão Cássio Dias Barbosa, campeão mundial de montaria em touros em 2024, e João Ricardo Vieira, bicampeão do The American Rodeo. Os dois passaram pela arena de Barretos antes de seguir carreira internacional. Vieira participa da Festa do Peão antes de encerrar sua trajetória nas arenas.
