Som Livre lança álbum audiovisual da turnê “AMIGOS - A História Continua”

18/12/2019

Projeto que reuniu os amigos Leonardo, Chitãozinho, Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano em diversos shows pelo Brasil vira produto digital e físico. Globo exibe show gravado em São Paulo nesta quarta-feira (18)

Após duas décadas sem se juntarem sob o mesmo palco, o ano de 2019 marcou a aguardada volta de Leonardo, Chitãozinho & Xororó e Zezé Di Camargo & Luciano ao projeto AMIGOS. O Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho, foi a data escolhida para a estreia da primeira turnê nacional "AMIGOS - A História Continua" em Belo Horizonte. Em seguida, os shows passaram por Barretos, São Paulo e Porto Alegre. O Rio de Janeiro recebeu os AMIGOS no dia 14 de dezembro e a turnê encerra em Fortaleza no dia 28. Nesta quarta-feira (18), a Globo transmite o show gravado em São Paulo, após a exibição da novela ''Amor de Mãe'.

Eternizando essa história, a Som Livre lança o projeto nas versões digital e física. Nesta quarta-feira (18), as 39 faixas estarão disponíveis em todas as plataformas de música. Os videoclipes captados no show de São Paulo serão liberados aos poucos no canal do YouTube da Som Livre. Os clipes de "Festa de Rodeio/Bailão de Peão/Mexe Mexe", "Disparada" e "Sinônimos/Pense em Mim/É o Amor" estarão disponíveis ainda hoje. A data de lançamento do produto físico será anunciada em breve.

Grandes sucessos como "Pensa em Mim", "É o Amor", "Entre Tapas e Beijos", "Não Aprendi Dizer Adeus", "Festa de Rodeio" e "Evidências" estão no repertório. Ao longo da turnê o público teve uma grata surpresa. Os artistas apresentaram uma música inédita, composta especialmente para marcar esta história. A faixa "Única" fala sobre a importância da união e foi lançada em agosto pela Som Livre nas plataformas digitais. O videoclipe da música gravado no show de Barretos também foi disponibilizado no YouTube.

O projeto "AMIGOS - A História Continua" apresenta um super espetáculo de três horas de duração, com revezamento dos cinco artistas em um repertório que soma canções de todos. A produção é da empresa PEEB Experiências Culturais, com direção assinada por LP Simonetti e Fábio Lopes, da Hit.

AMIGOS PARA SEMPRE


AMIGOS nasceu em 1995, quando os cantores se reuniram para a produção de um especial de fim de ano na Globo, resultado de um grande show a céu aberto em São Caetano do Sul (SP). O negócio deu tão certo, comovendo multidões, que resultou em outros shows-especiais exibidos nacionalmente na TV durante a década de 1990, aos finais de ano. O segundo, em 1996, foi realizado em Paulínia (SP); em 97, foi a vez do Mineirinho, em BH (MG), para fechar 99 de novo em São Caetano do Sul.

AMIGOS pavimentou de vez a popularização da música sertaneja junto aos brasileiros. No programa semanal que veio nessa esteira, os cinco se reuniam em cenários próprios para o som de seus sucessos, recebendo convidados para uma prosa, uma moda de viola e, se possível, um cafezinho ao pé da fogueira. A última exibição do show pela TV foi em 31 de dezembro de 1998, tendo recentemente completado duas décadas da última apresentação com os cinco artistas no palco. É sob esse contexto que Leonardo, Chitãozinho, Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano se reencontram no Mineirão, estádio com capacidade para 62 mil pessoas, em 20 de julho, para celebrar o Dia do Amigo entre amigos.


RELEMBRANDO A TRAJETÓRIA DOS AMIGOS


❖ 1995: O primeiro especial Amigos foi transmitido pela TV Globo em 23 de dezembro e reprisado no ano seguinte duas vezes, em março e junho de 1996. O show foi gravado no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano do Sul (SP), na Grande São Paulo, cujos ingressos eram brinquedos e alimentos não perecíveis destinados a entidades beneficentes da região. Cerca de 100 mil pessoas assistiram ao primeiro show especial, que mostrou os cantores trocando de parceiros e interpretando as canções uns dos outros.


Neste primeiro especial, em 1995, foram apresentadas 30 canções do repertório das três duplas, tendo sido aberta com a música "Disparada", de Geraldo Vandré e Théo de Barros, bem como clássicos do sertanejo, como "Menino da Porteira" e a canção natalina "Noite Feliz". Além disso, o programa também transmitiu cenas na fazenda de um dos sertanejos em Campinas (SP), mostrando os artistas em um momento de confraternização.


❖ 1996: A segunda edição do show especial Amigos foi gravada em Paulínia (SP), interior São Paulo. Ela foi exibida em 25 de dezembro de 1996, pela TV Globo, e reprisada no ano seguinte em janeiro de 1997. O especial de 1996 trouxe em sua abertura os seis cantores embarcados em um helicóptero cinematográfico, falando sobre o show do ano anterior e interrompidos com flashbacks. Ao entrarem de mãos dadas no palco, estavam cercados por artistas circenses e arremessaram rosas à plateia. O show foi aberto com a canção Viola.


❖ 1997: A segunda edição do show especial Amigos foi gravada em Paulínia (SP), interior São Paulo.

Sobre a PEEB Experiências Culturais

A PEEB é uma empresa que atua na estratégia e produção de conteúdo e experiências culturais. Recém fundada, é liderada por João Paulo Affonseca, sócio majoritário do Musicalize, juntamente com Rodolfo e Roberto Medina, Luis Gustavo e Bruno Affonseca. O executivo foi sócio fundador da Mondo Entretenimento e da XYZ Live, empresas que estiveram à frente dos maiores projetos de música nacional e internacional dos últimos anos como os shows de Eric Clapton, Beyoncé, Bon Jovi, Amy Whinehouse, Shakira, Red Hot Chilli Peppers, Bruno Mars, Maroon 5, Iron Maiden e Katy Perry. Affonseca também foi responsável por grandes eventos como o Festival Natura Nós e Natura Musical, Planeta Terra, Tim Festival, Live Earth e a cerimônia de abertura e encerramento dos Jogos Pan e Parapanamericanos Rio 2007.

Sobre a Som Livre

De 1969 para cá o mercado fonográfico mudou, assim como a forma de se consumir música. Hoje, 50 anos depois de sua criação, a Som Livre é muito mais do que uma gravadora, é o espelho musical do país. Uma empresa 100% nacional voltada para a música, seja qual for a sua plataforma e que reflete, através de seus lançamentos, o gosto e o hábito de consumo do brasileiro.

A Som Livre possui diversas frentes de negócios: venda física, digital, shows, licenciamento e editora. Em seu time são mais de 100 artistas e sua editora é uma das mais importantes do país, representando os direitos de compositores nacionais e internacionais. Na linha de shows, a empresa aposta em festivais de música, que acontecem por todo o país, com as marcas Festeja, Viva Mais Música e Arena Pop.

somlivre.com

facebook.com/somlivre

instagram.com/somlivre

twitter.com/somlivre

Assessoria de comunicação Som Livre - In Press Porter Novelli